Psicanalista, psicóloga e Educadora. Formada em Psicologia Pela UFBA, mestre em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA. Minha investigação, intitulada "RELAÇÕES RACIAIS NAS SUBJETIVIDADES DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA PARTICULAR NA CIDADE DE SALVADOR", teve a intenção de estabelecer conexões entre uma psicanálise e estudos étnicos e raciais, contemplando tambem referenciais teórico-metodológicos das Ciências Sociais.
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
''I ENCONTRO DIÁLOGOS E II CURSO EM PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS'' 28\07\2012
Foto de Vinicius Melo.
Psic. Ma. Marília Soares, expondo sobre "Relações raciais e os impactos no processo de escolarização"
Psic. Ma. Marília Soares, expondo sobre "Relações raciais e os impactos no processo de escolarização"
"A ideia de escola como uma instituição branca sustenta-se através dos livros didáticos adotados, das práxis, dos posicionamentos dos educadores historicamente constituídos, sendo a ideologia da branquidade transmitida através de gerações. Trata-se do primeiro e importante cenário social em que são travadas as experiências conflitivas e tensas no que diz respeito às relações raciais".
Aluno branco de escola privada tem nota 21% maior que negro da rede pública
Recorte inédito de dados de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 nas capitais do País, além de confirmar a distância entre as notas médias dos estudantes de colégios particulares e os de escolas públicas, revela o abismo que separa estudantes brancos e negros das duas redes.
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,aluno-branco-de-escola-privada-tem-nota-21-maior-que-negro-da-rede-publica-,915263,0.htm
Assinar:
Postagens (Atom)